Internacional

Afinal namoro de Catarina Miranda e Afonso Leitão é tudo marketing

Afonso Leitão decidiu pedir Catarina Miranda em namoro na estreia do programa ‘Momento Certo’, da TVI. Sem saber, o ex-concorrente estava nesse mesmo dia a levar a narrativa criada no Big Brother Verão para outro patamar em que a curiosidade por si só já não é tanta devido ao fim do mistério em torno da relação, que ainda durou três semanas até ao oficializar definitivo.

Nesta nova etapa, a mais decisiva de todas, a forma como os dois se apresentam principalmente enquanto casal motiva dúvidas e faz levantar a questão se há efetivamente sentimentos reais ou se um bem maior, nomeadamente o negócio e o marketing, é o objetivo principal numa história que tem o seu limite de tempo e que pode até estar prestes a terminar.

Com o fim de um reality show e o início de outro dois dias depois, o foco está agora na novidade (Secret Story 9 e os seus concorrentes) e não tanto no que ficou para trás. A vitória de Jéssica Vieira encerrou todo um capítulo – pelo menos devia – e o curso natural é que vem outra edição, novos protagonistas e garantidamente um vencedor ou vencedora de 250 mil euros, prémio inédito e irrepetível.

É neste contexto que a relação de Catarina e Afonso entra na fase mais desafiante: manter o interesse do público, mesmo quando a edição que se segue está a captar todas as atenções. O namoro já existe, disso não há dúvidas, mas agora começa a vida a dois e em casal. E as manifestações até ao momento nas redes sociais não deixam margem para dúvidas: o objetivo é vender um produto e lucrar o máximo possível com isso.

Duas viagens na mesma semana (com publicidade pelo meio)
Numa só semana, Catarina e Afonso viajaram duas vezes, para o Algarve e para Itália. Na viagem para fora de Portugal, o anúncio do destino, momento importante, foi feito num story publicitário a uma clínica de ajuda espiritual. Se a viagem era a dois, por que motivo o objetivo era promover um negócio que não tem nada a ver? Afinal, este trata-se de um momento especial, em que têm tempo demais para fortalecer a relação.

Afonso chega à final graças aos fãs de Catarina
Voltando ao Big Brother Verão, onde tudo começou, a permanência dos dois no jogo depende sempre das votações por chamada telefónica do público/fãs. Catarina já era uma concorrente forte e continuou a ser. Afonso, não tanto, foi carregado o jogo inteiro pelos apoiantes dela e assim chegou à final, onde se ficou pelo 4º lugar com 1%. Já Catarina foi até ao fim, disputou o duelo com Jéssica, mas alcançou a 2ª posição. Uma vez cá fora, e tratando-se de um casal, há já a obrigação de alimentar os fãs – que investiram monetariamente para os dois chegarem à final – com conteúdos que, por vezes, se baseiam em aparências e não transmitem a realidade das coisas.

Aumento dos seguidores de Afonso no Instagram
Da mesma forma que Afonso chegou onde chegou no jogo, graças a Catarina, também aumentou o número de seguidores no Instagram e já ultrapassou os 50 mil nessa rede social. Catarina, por sua vez, conta com 129 mil. Inclusive, em direto, ela apelava para que seguissem a conta dele. Uma mão lava a outra, já diz a expressão.

Festa de aniversário de Afonso com 11 parceiros
Como uma mão lava a outra, a festa surpresa de aniversário que Catarina preparou para Afonso contou com 11 parceiros. Nesse dia, e nos que se seguiram, publicidade não faltou nas suas respetivas contas.

Criação da loja online
A última prova, igualmente valiosa, é a criação da loja de roupa online VanCat. Recorrendo da popularidade do casal junto dos seus fãs, Catarina criou este projeto com a amiga Vanda, mulher de Sérgio Duarte, mas Afonso também marcou presença no primeiro direto, onde o objetivo é enaltecer a relação? Não, simplesmente vender produtos e Afonso é apenas mais um para ajudar nesse objetivo. Não nos podemos também esquecer que frequentemente é usado o termo “parceiro” para se referir a alguém que é “namorado”.

O objetivo de Catarina é claro e bem definido: trabalhar em televisão. E o reality show aqui funciona como uma ponte para algo maior. Afonso, como é sabido, tem um passado ligado à vida militar e, inclusive, especula-se que é aí que quer voltar. Caso para dizer que as prioridades são completamente diferentes para alguém que quer fazer vida a dois. Ou será que tudo isto não passou de uma encenação planeada e pensada e com data limite para acabar?

Em resumo, as provas aqui elencadas são mais do que suficientes para fundamentar a tese de que o objetivo central não é tanto criar uma relação genuína e que fortalece a cada dia que passa. Os valores intrínsecos são completamente diferentes e os indícios estão à vista de toda a gente que queira ver.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo